Tugamovel, tudo o que precisas para o teu telemovel


 
InícioInício  PortalPortal  GaleriaGaleria  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  

Compartilhe | 
 

 Android: os 3 melhores GPS em modo offline

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
iPrime
avatar

Fundador & Admin
Fundador & Admin
Mensagens Mensagens : 239
Reputação Reputação : 14
Data de inscrição : 11/11/2011

Ver perfil do usuário http://tugix.foruns.com.pt
MensagemAssunto: Android: os 3 melhores GPS em modo offline Ter Abr 03, 2012 6:13 pm

Para Android o Google Navigation é umas das melhores soluções de mapa que podemos ter nas nossas mãos. Mas e se nós não tivermos uma rede de dados? Se estivermos a viajar, usando uma rede wireless somente num tablet Android, ou simplesmente olhando para usar menos dados no nosso telemóvel, poderemos usar uma das aplicações com mapas para ver a nossa localização e obter instruções de navegação.

Hoje vamos aqui apresentar as 3 melhores aplicações de alta qualidade que se encontram disponíveis no Google Play.



Google Maps


Google Maps foi construído com suporte para mapas em modo offline. Este recurso permite-nos fazer o download de uma área do mapa para o nosso telemóvel, de modo a que não seja necessária uma ligação de dados. Isto soa bem, mas existem dois grandes problemas:

São apenas descarregadas peças de mapa. Não poderemos procurar pontos de interesse ou obter instruções de navegação offline.
Após 30 dias os mapas são automaticamente excluídos. Não há nenhum aviso nem há maneira de alterarmos essa configuração.

Tudo tem uma explicação. Após uma pesquisa no Google, descobri que outros utilizadores também sofrem do mesmo. Afinal, trata-se de um recurso em modo laboratorial.

Para activar este recurso, vamos então iniciar o Google Maps, e nas configurações vamos seleccionar Labs. Depois é só activarmos o “Pre-cache map area” (em português, “Pré-cache da área do mapa”).



Para armazenarmos em cache uma área do mapa, deveremos manter premido uns segundos qualquer lugar do mapa até aparecer uma etiqueta onde iremos tocar. Poderemos também procurar por um local específico, para colocá-lo em pré-cache.




Vamos seleccionar “Pre-cache map area“.




Google Maps irá agora descarregar as peças de mapa num raio de 10km da área seleccionada. Depois disso, teremos um quadrado no mapa, indicando a área do mapa offline disponível. Se pretendermos uma cobertura de mapas alargada, é necessário repetir o mesmo processo para as restantes áreas.





Navfree

Navfree é uma aplicação de GPS completa que oferece um turn-by-turn direcções e um banco de dados de pontos de interesse em modo offline. Existem outros recursos, que poderá já ser do nosso conhecimento em outros dispositivos GPS, incluindo instruções faladas.

Navfree usa dados do OpenStreetMap. Quando é iniciado, será certamente descarregado um mapa para um ou mais países. Imaginemos que estamos à procura de algo nos Estados Unidos da América, vai ser necessário descarregar a Navfree EUA para o seu lugar.



Navfree está equipada de uma interface que já nos é muito familiar, principalmente para aqueles que usam dispositivos de GPS. Algumas das características, como o recurso de pesquisa do Google, exigem uma ligação de dados, mas as características básicas de visualização de mapa de navegação, e ponto de interesse não necessitam de quaisquer ligações.



Podemos deparar em certas zonas com alguma escassez a nível de pontos de interesse comparado com aplicações comerciais de GPS. No entanto, em outras já podemos visualizar mais pontos de interesse. Porém os dados do OpenStreetMap estão a ser constantemente alvo de melhorias graças à colaboração dos utilizadores ao adicionarem novos locais ou pontos de interesse.

A imagem abaixo foi tirada em modo nocturno, mas também existe um modo de dia que é muito mais brilhante.



MapDroyd

MapDroyd é semelhante ao Navfree no que respeita ao banco de dados pois ambos usam os dados do OpenStreetMap, mas este não está equipado com pontos de interesse nem com instruções de navegação. Trata-se de uma aplicação pequena e simples.

O forte do MapDroyd é a utilização de um pequeno banco de dados. Permite-nos também fazer download de áreas menores de dados de mapas em vez de países inteiros, poupando assim espaço no armazenamento do nosso dispositivo.



Se apenas pretendermos uma aplicação de GPS que mostre um mapa (para sempre sem que este desapareça!), então MapDroyd é uma excelente aposta. A nossa localização nesta aplicação é mostrada com um X vermelho no mapa.




Enquanto os pontos de interesse não estejam disponíveis, aparecerão locais ou monumentos ao fazermos zoom quase ao máximo.





Voltar ao Topo Ir em baixo
 

Android: os 3 melhores GPS em modo offline

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1

 Tópicos similares

-
» Revista Monet fez a eleição dos 100 melhores desenhos e colocou Os Cavaleiros do Zodíaco em 68º lugar!
» [Imagens] Saga de Gêmeos Sapuris
» Primer - Como utilizar
» [Imagens] Cisne e Dragão Negro.
» Venda toda colecao- Kanon de dragao marinho ex

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Tugamovel, tudo o que precisas para o teu telemovel :: Sistemas operativos :: Android OS-